Folclore

Folclore

sábado, 29 de agosto de 2009

História do Bairro-Amostra Pedagógica

2 comentários:

  1. Olá Betinha
    Parabéns pelo seu trabalho esta fantástico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. História do Bairro S.Gonçalo
    Alunas : Patricia Nelly, Aline Trindade e Lorena Fernanda.

    O bairro S.Gonçalo teve seu início em 1979, à quase 30 anos atrás, o governador da época queria cobrir a lagoa e buracos, que eram empecilhos na vida das pessoas da cidade de Cuiabá, além de criar um novo bairro, ajudar funcionários federais que ainda não tinham suas propriedades. De início era só para os funcionários federais, porém como construíram várias casas e a Cohab ainda tinham casas sem donos sem financiadores, assim fizeram: dividiram as casas para funcionários públicos e famílias e solteiros de classe média que necessitavam e não tinham casa própria. Havia vários modelos de casas, as maiores menores as médias que eram divididas conforme explicarei.

    1º modelo: as famosas casas geminadas, que tinham em suas divisões, 1 sala, 1 quarto, 1 banheiro, 1 cozinha e um corredor pequeno do lado direito da casa.

    2º modelo: as casas azuis, também bastante comuns, que se dividiam em: 1 sala, 2 quartos, 1 banheiro, 1 cozinha e um corredor no lado direito da casa, elas não eram diferentes em questão ao tamanho, eram o mesmo tamanho das geminadas, porém com um quarto a mais.

    3º modelo: Era a casa verde, 1 sala, 2 quartos, e 1 banheiro, 1 cozinha , completamente iguais aos da casa azul.

    4º modelo: esta casa era a maior, também um pouco mais cara que as outras, pois suas divisões eram maiores, se dividiam assim: 3 quartos, 1 sala, 1 cozinha , e um corredor.

    Ambas as casas tinham 33 metros de cumprimento, em relação ao terreno, somente as construções tinham tamanhos diversificados.
    O pagamento das casas era como hoje é o pagamento das casas da Caixa Econômica, era como um financiamento pagado mensalmente e que demora de 15 à 25 anos para ser quitada.
    Encontramos em pesquisas, no site da receita federal se quiser conferir, e com nossos entrevistados, um dos primeiros moradores do bairro (Teruo Tanaka e Marlene Silva) descobrimos que inicialmente nosso bairro era chamado de: Núcleo Habitacional João Ponce de Arruda, mais conforme passou o tempo ficou mais conhecida como Cohab S. Gonçalo. Essa Cohab teve como seus patrocinadores, Julio Campos (governador de 1979) e seu sucessor Frederico Campos (governador) que também continuou com as obras do Núcleo Habitacional João Ponce de Arruda, após a saída de Júlio Campos do Cargo, por volta de 1983. Ou seja, foram Patrocinadas pelo Governo e principalmente os Governadores da família Campos.

    Fontes Bibliográficas:

    Entrevistados : Teruo Tanaka, Marlene Ramos Da silva.

    Sites: Receitafederal.com.br

    ResponderExcluir